domingo, novembro 24, 2013

Dicas de Condução da Bike na Estrada


Siga sozinho ou em dupla,  pois no caso de um ter que desviar de vidro, pedra ou quaisquer outro obstáculo não empurrará o companheiro para a via de rodagem ou para sarjeta/gramado.

O acostamento é muito mais seguro, evite trafegar na pista ou próximo a ela. Afinal a passagem de veículos pesados e/ou em grande velocidade causa o deslocamento de ar e este o arrasto do ciclista. Estará mais seguro mantendo uma distância precavida do mesmo.

Cuidado com as extremidades laterais dos acostamentos, normalmente são onde fica a maior parte de objetos perfurantes como vidro, pregos, parafusos e laminas cortantes.

Siga sempre a uma distância segura, uns 2 metros, da bike da frente. Para caso haja uma freada brusca você não se envolva em acidente.

Evite reduzir a velocidade abruptamente sem sinalizar antes para os demais ciclistas a sua intenção.

Sinalize mudanças necessárias de direção. A bicicleta é um meio de transporte e vale as mesmas regras, inclusive as do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Avise ou repasse o aviso aos companheiros que vem atrás as informações referentes a lombada, buraco, objeto na pista.

Em caso de tachões ou tartarugas normalmente a bike passará exatamente por onde você focar o olhar. Se focar no tachão ela passará por cima dele e poderá causar solavanco, desequilíbrio  ou escorregão. Então foque o espaço intermediário onde realmente deva passar. Ou procure desviar se for possível. Sua segurança é imprescindível.

Em algumas estradas o acostamento é revertido em pista auxiliar principalmente nas subidas. Quando for necessário subir na pista por algum motivo, guie sempre a bicicleta de forma que ela faça a diagonal entre o acostamento e a pista. Isso para que os dois pneus suba o desnível de frente. Se tentar  fazer isso de forma mais sutil o pneu traseiro pode pegar de lado neste desnível causando  desde solavanco, a queda do ciclista, um amassado na roda ou  mesmo um rasgo desnecessário no pneu.

Ao ultrapassar um ciclista, dê a distância de 2 ou mais bicicletas antes de entrar na frente do ciclista ultrapassado. Se o fizer rapidamente criará um vácuo e a bicicleta do ultrapassado deslizará mais rápido fazendo com que ele freie e consequentemente toda a linha de ciclistas atrás dele também terão que frear. Se observar tal distância  não interferirá no rendimento da linha. Tente ultrapassar somente na certeza de poder observar tal pré-requisito.

Se precisar beber água e não tiver o hábito de faze-lo pedalando. Não se constranja sinalize a parada reidrate-se, isso é muito importante para o bem estar e o bom rendimento do pedal.

Evite manusear celular ou similares enquanto estiver pedalando. Afinal um pequeno desequilíbrio de um ciclista pode comprometer a integridade física de vários amigos próximos. Se for imprescindível. Procure manter distância segura dos demais para evitar um strike!!!


Fones de ouvido são ótimos. Mas no pedal impedem que você ouça com clareza os alertas dos ciclistas próximos e o pior: impede que você desfrute dos sons da natureza circundante. Pedalar ao som da sinfonia dos pássaros locais é um privilégio, aproveite!!!! rs

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