Siga sozinho ou em dupla,
pois no caso de um ter que desviar de vidro, pedra ou quaisquer outro
obstáculo não empurrará o companheiro para a via de rodagem ou para
sarjeta/gramado.
O acostamento é muito mais seguro, evite trafegar na pista
ou próximo a ela. Afinal a passagem de veículos pesados e/ou em grande
velocidade causa o deslocamento de ar e este o arrasto do ciclista. Estará mais
seguro mantendo uma distância precavida do mesmo.
Cuidado com as extremidades laterais dos acostamentos,
normalmente são onde fica a maior parte de objetos perfurantes como vidro,
pregos, parafusos e laminas cortantes.
Siga sempre a uma distância segura, uns 2 metros, da bike da
frente. Para caso haja uma freada brusca você não se envolva em acidente.
Evite reduzir a velocidade abruptamente sem sinalizar antes
para os demais ciclistas a sua intenção.
Sinalize mudanças necessárias de direção. A bicicleta é um
meio de transporte e vale as mesmas regras, inclusive as do Código de Trânsito
Brasileiro (CTB).
Avise ou repasse o aviso aos companheiros que vem atrás as
informações referentes a lombada, buraco, objeto na pista.
Em caso de tachões ou tartarugas normalmente a bike passará
exatamente por onde você focar o olhar. Se focar no tachão ela passará por cima
dele e poderá causar solavanco, desequilíbrio
ou escorregão. Então foque o espaço intermediário onde realmente deva
passar. Ou procure desviar se for possível. Sua segurança é imprescindível.
Em algumas estradas o acostamento é revertido em pista
auxiliar principalmente nas subidas. Quando for necessário subir na pista por
algum motivo, guie sempre a bicicleta de forma que ela faça a diagonal entre o
acostamento e a pista. Isso para que os dois pneus suba o desnível de frente.
Se tentar fazer isso de forma mais sutil
o pneu traseiro pode pegar de lado neste desnível causando desde solavanco, a queda do ciclista, um
amassado na roda ou mesmo um rasgo
desnecessário no pneu.
Ao ultrapassar um ciclista, dê a distância de 2 ou mais
bicicletas antes de entrar na frente do ciclista ultrapassado. Se o fizer
rapidamente criará um vácuo e a bicicleta do ultrapassado deslizará mais rápido
fazendo com que ele freie e consequentemente toda a linha de ciclistas atrás
dele também terão que frear. Se observar tal distância não interferirá no rendimento da linha. Tente
ultrapassar somente na certeza de poder observar tal pré-requisito.
Se precisar beber água e não tiver o hábito de faze-lo
pedalando. Não se constranja sinalize a parada reidrate-se, isso é muito
importante para o bem estar e o bom rendimento do pedal.
Evite manusear celular ou similares enquanto estiver
pedalando. Afinal um pequeno desequilíbrio de um ciclista pode comprometer a
integridade física de vários amigos próximos. Se for imprescindível. Procure
manter distância segura dos demais para evitar um strike!!!
Fones de ouvido são ótimos. Mas no pedal impedem que você
ouça com clareza os alertas dos ciclistas próximos e o pior: impede que você
desfrute dos sons da natureza circundante. Pedalar ao som da sinfonia dos
pássaros locais é um privilégio, aproveite!!!! rs
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