Aproximadamente 32 km em 16 km/h, numa manhã que começou ensolarada mas que depois era de congelar até a alma.
Mas as turma é comprometida, e todos juntos iniciamos, desenrolamos e finalizamos um surpreende pedal pelos pontos mais interessantes dessa desvairada paulicéia.
Indo da moderna paulista, passando pelos prédios históricos e voltando pela nada confortável Av. do Estado, até uma das mais belas jóias arquitetônicas da capital paulista. O Museu Paulista (USP) ou simplesmente Museu do Ipiranga.
Sobre o Museu Paulista:
A idéia de erguer um monumento em homenagem à independência do Brasil no local da proclamação, às margens do rio Ipiranga, surgiu meses depois ao acontecimento. No entanto, por falta de verbas e de entendimentos quanto ao tipo a ser criado, somente após 68 anos da proclamação que a idéia se concretizou com a inauguração do edifício-monumento, em 1890. Para tal, em 1884 foi contratado como arquiteto o engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi.O estilo arquitetônico adotado, eclético, há muito estava em curso na Europa e viria marcar, a partir do final do século XIX, a transformação arquitetônica de São Paulo. Bezzi utilizou, de forma simplificada, o modelo de palácio renascentista.
Bom passeio e bom pedal a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário